A SADCAS atribuiu recentemente a acreditação a duas instalações angolanas: o Laboratório Central da Sonangol-Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola, E.P., segundo a norma ISO/IEC 17025:2017. Esta acreditação abrange testes químicos e fornece competência técnica para a realização de testes de combustível de aviação e análise do ar ambiente em carvão ativado.
A SONANGOL, E.P. é uma empresa petrolífera estatal em Angola focada na exploração de hidrocarbonetos líquidos e gasosos encontrados sob a superfície e na plataforma continental. A empresa é responsável pela exploração, produção, fabrico, transporte e comercialização de hidrocarbonetos em Angola.
A Core Laboratories Angola Ltda – Saybolt Division foi acreditada ao abrigo da norma ISO/IEC 17020:2012 para a inspeção de produtos agrícolas (Certificado de Acreditação nº. INSP-15 003) e para a inspeção de petróleo, produtos petrolíferos, gás liquefeito de petróleo e gás natural liquefeito (Certificado de Acreditação nº. INSP-16 002). A Core Laboratories realiza inspeções e amostragem no setor de petróleo e gás, bem como inspeciona produtos agrícolas.
A acreditação simultânea destas empresas decorreu em fevereiro de 2025, marcando o culminar de um processo iniciado em 2024. Notavelmente, o processo de acreditação destas instituições angolanas foi conduzido inteiramente em português, tornando-as as primeiras instituições angolanas acreditadas pela SADCAS nesta língua.
A norma ISO/IEC 17025 permite que os laboratórios demonstrem a sua competência operacional e produzam resultados válidos, promovendo assim a confiança no seu trabalho, tanto a nível nacional como global.
A norma ISO/IEC 17020 descreve os requisitos para vários tipos de organismos que realizam inspeções, vistorias e avaliações de risco. Especifica a competência exigida aos organismos que realizam inspeções, bem como a imparcialidade e coerência das suas atividades de inspeção.
A acreditação do Laboratório Central da SONANGOL sob a norma ISO/IEC 17025:2017, juntamente com a acreditação dos Laboratórios Core sob a norma ISO/IEC 17020:2015, significa uma conquista significativa para estas empresas nos setores petrolífero e agrícola de Angola. Além disso, contribui para o crescente número de entidades angolanas reconhecidas pela SADCAS, potenciando a qualidade das infraestruturas angolanas através de uma busca contínua da excelência, precisão, rigor e qualidade nos serviços prestados pelas entidades de avaliação da conformidade.
A SADCAS felicita estas duas instituições angolanas pelo facto de se terem tornado entidades acreditadas a nível da região da SADC!!